Localização
A escassos 500 metros da linda Feirinha de Pium e do balneário do rio encantado, a sua casa só lhe oferece vantagens!
Parada de onibus e rua principal a 200m.
Padaria, conveniencia, farmácia, mercadinho, academia, escolas, igreja, tudo muito perto.
Praia de Pium a 1km.
PIUM
Pium é a primeira praia na rota sul de Natal, e essa pequena comunidade tem se vindo a destacar como o próximo "point" de Natal. De tal forma que o próprio SEBRAE, em 2013, publicou um roteiro denominado "Caminhos de Pium".
A comunidade de Pium, localizada entre Natal e os municípios de Parnamirim e Nísia Floresta, tem como cartão postal uma feirinha de frutas e verduras que permanece durante o ano todo e se intensifica nos períodos de alta estação, quando as praias do litoral Sul Potiguar recebem uma infinidade de visitantes. A região também reúne diversos ateliês de artesanato que utilizam variadas tipologias, como papel machê, bordados, rendas de bilros, papel reciclado, restauração de móveis, xilogravura, mosaico e fibras de bambu, de cipó e de bananeira. Ainda concentra restaurantes, creperia, tapiocaria, pousadas, locais, para terapias alternativas, e oferece várias atividades ao ar livre, como passeios de cavalos, caiaque, trilhas ecológicas e turismo de aventura. Todos inclusos no projeto Caminhos de Pium.
Feiriha de frutas de Pium - Foto de Herlanio Evangelista
Com os encantos de praias amplas de areia branca, extensão da praia de Cotovelo, e com as belas paisagens do campo, e tão perto de Natal, o vale do rio Pium é o local ideal para viver em tranquilidade, e disfrutar de toda essa oferta sem ter que se deslocar á cidade.
ALGUNS DOS LOCAIS A DESCOBRIR
São empreendimentos bem diversificados e vão desde um resort rústico que oferece gastronomia mediterrânea a um espaço holístico que alia hospedagem à terapia de cura no ritual xamã, do orquidário onde se toma chá e se aprende mais sobre a gastronomia japonesa à loja de móveis rústicos estilizados artisticamente, do bistrô café com fogão de lenha ao autêntico acarejé baiano, do passeio de caiaque ou quadriciclo à cavalgada na lagoa. Massagens com bambu, piscina de sementes de açaí, trabalho de recuperação de esculturas, tirolesa, oficinas de arte e trilhas ecológicas são outras atrações encontradas no Vale do rio Pium.
O turista também pode participar das tardes com forró autêntico ou apreciar as apresentações do grupo Auta de Luz, que promove uma experiência de autodescoberta e bem-estar, compartilhando os mistérios transcedentais da poesia sagrada e da pintura de mandalas.
Verificar a criatividade e engenhosidade da arte com bambu ou o trabalho das artesãs que expõem seus produtos em frente ao clube de mães.
A gastronomia é um atrativo à parte. Há sabores que se fundem por aquelas bandas. Crepes, acarajé, cozinha mediterrânea e suíça, além do regionalismo do carpaccio de caju, seriguela, doce de mangustão, geleia de jambo, tomate cereja com tilápia, doce de coco verde, pão de beterraba, doce de abóbora, licor de orquídeas e queijo melado no mel de engenho. São algumas das iguarias oferecidas a vai quem conhecer aquela área.
EXPECTATIVAS
É o caso do casal Gelza Matsunae e Kemji Matsunae, imigrantes que se instalaram em Pium e fundaram a colônia japonesa no local em 1954. Hoje, o casal possui em casa um orquidário com mais de 200 espécies pronto para receber grupos de pessoas que desejam tomar um chá, apreciar um lico de orquídeas ou aprender mais sobre a culinária e cultura nipônicas durante oficinas ministradas pelo casal. "Esse projeto é de suma importância para quem tem negócios aqui. Eu diria que estamos redescobrindo os caminhos de Pium. É uma das formas de vivência e valorizr a nossa cultura", ressalta Gelza Matsunae, mais conhecida como Dona Gelza.
O italiano Silvio Ravagnani também tem expectativas de ampliar o número de hóspedes que chegam ao estalecimento, um resort ecológico em estilo chalé rústico que preserva parte da vegetação nativa do lugar. A proposta é ofertar hospedagem a quem procura tranquilidade e maior contato com a natureza. "Nossa ideia é oferecer serviços de spa no futuro", planeja o italiano, que já pensa no fluxo de turistas internacionais. Hoje, essa captação é feita apenas entre amigos do empreendedor em visita ao Brasil.
Já Carlos Marx e Liz Barros estão interessados oferecer um guia zen para turistas, com o Espaço Flor de Liz. O local se propõe a oferecer acomodação para até 12 pessoas em busca de experiências holísticas para meditar ou apenas conhecer mais dessa linha filosófica. O espaço está montando rituais de cura xamãs de duas horas de duração com tapetes à beira do rio com pajé para que o visitante entenda mais da biodança e introdução à ioga. "Queremos sentir e verificar as demandas. Podemos expandir também e impantar ritual afrobrasileiro com percussão de atabaques sem a parte mediúnica", projeta Carlos Marx.